ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO CONSELHO DE CAMPUS CHAPECÓ
Aos três dias do mês de julho de dois mil e vinte e cinco, às catorze horas e dez minutos, no auditório do bloco dos professores, realizou-se a 6ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus de 2025, presidida pela Diretora do Campus Chapecó, prof.a Adriana Remião Luzardo. Participaram da sessão os conselheiros: Alana Valmorbida (Coordenação Administrativa), Crhis Netto de Brum (Coordenação Acadêmica); Péricles Luiz Brustolin, Marco Aurelio Tramontin Da Silva, Claunir Pavan, Denise Consuelo Moser Aguiar, Roberto Carlos Pavan, Nedilso Lauro Brugnera, Cristina Otsuschi, Antônio Luiz Miranda, Antonio Marcos Correa Neri, Joao Victor Garcia de Souza e/ou o(a) adjunto(a) Patrícia Haas (representantes graduação); Janice Teresinha Reichert, Valdir Prigol, Adriana Maria Andreis, Sarah Maciel, Vander Monteiro da Conceição (representantes pós-graduação); Valéria Silvana Faganello Madureira, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Marcelo Guerreiro Crizel, Jean Carlo Rodio, Rodrigo Celso Gheno, Elisângela Ribas dos Santos, Rozilene Bellaver (representantes eleitos). Justificaram ausência: Rubi Garcia Vieira e/ou o(a) adjunto(a) Adiles Savoldi, Antonio Marcos Myskiw e/ou o(a) adjunto(a) Marlon Brandt, Clóvis Brondani e/ou o(a) adjunto(a) Arturo Fatturi, Katia Aparecida Seganfredo e/ou o(a) adjunto(a) Vicente Neves da Silva Ribeiro, Humberto Tonani Tosta e/ou o(a) adjunto(a) Silvia Silva de Souza, Heric Carvalho Vieira e/ou o(a) adjunto(a) Christopher Araujo Venet. Não justificaram ausência: Fabiano Geremia e/ou o(a) adjunto(a) Angelo Briao Zanela, Cláudia Finger e/ou o(a) adjunto(a) Cristiane Horst, Andréa Simões Rivero e/ou o(a) adjunto(a) Patrícia Gräff, Claudecir Dos Santos e/ou o(a) adjunto(a) Ana Maria De Oliveira Pereira. Na sequência, passou-se à parte do Expediente, começando pelo item 1.1 ? Apreciação da ata da 4ª Sessão Ordinária de 2025. Em regime de votação, com duas abstenções, a ata foi aprovada. Avançou-se, então, ao item 1.2 ? Comunicados: a conselheira Elisângela Ribas solicitou aos cursos para que indiquem representante para o evento Portas Abertas que ocorrerá no dia oito de outubro. Também repassou que uma parte das demandas do Setor de Estágios foi absorvida pela Assessoria Pedagógica, principalmente os convênios. Adentrando nos itens da Ordem do Dia, discutiu-se o ponto 2.1 Situação atual CAPPG Campus Chapecó. Sobre este tema, o professor Guilherme Mibielli contextualizou a situação da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação (CAPPG) do Campus Chapecó. Segundo ele, a pós-graduação, hoje, detém nove programas de mestrado, dois de doutorado, quatro cursos de especialização, dois novos programas de mestrado em implantação, além das residências médicas, totalizando cerca de 800 estudantes. Todavia, esta coordenação possui apenas seis técnico-administrativos para secretariar todos os programas. Há a expectativa de um novo servidor técnico que iniciará seus trabalhos neste setor, tão logo sair sua redistribuição. Neste sentido, Mibielli argumentou da necessidade de rever os novos processos de abertura de cursos de pós-graduação. Adriana achou importante discutir esta problemática no Conselho de Campus, tendo em vista a inviabilidade de absorção de mais trabalho pelos atuais servidores ali alocados. Também achou pertinente um diálogo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEPG) para que sejam revistos os fluxos e os processos de abertura de novos cursos de pós-graduação, dialogando antes com o Campus. Foi dada a palavra ao servidor Anderson Guisophi, um dos secretários da pós-graduação do campus, o qual sugeriu que a abertura de novos cursos esteja condicionada a um código de vaga técnico-administrativo para secretariar o referido curso, conforme preconizado pelo Relatório da Plataforma Sucupira. Também lamentou que hoje um técnico acaba por secretariar mais de um programa de pós-graduação, o que contraria o relatório supracitado. Guilherme Mibielli, por sua vez, sugeriu que novos cursos de pós-graduação stricto sensu sejam aprovados mediante disponibilização de códigos de vagas, ao passo que a proposição de cursos lato sensu dependam de parecer da CAPPG. Adriana lembrou que a pós-graduação precisa ser olhada antes da reestruturação decorrente das Unidades Acadêmicas, sugerindo que seja feito um planejamento integrado do Campus junto à PROPEPG visando uma organização interna no tocante a este assunto. Após diálogos concernentes a questões legais e de fluxo, tanto da UFFS, quanto da CAPES, os conselheiros consentiram com a sugestão mencionada pela conselheira Adriana. A respeito do item 2.2 Estudo de viabilidade técnica para implantação de Hospital Universitário no Campus Chapecó, a presidente do conselho, Adriana Luzardo, repassou aos demais membros que recentemente o Campus Chapecó recebeu a visita de funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com vistas à realização de um estudo de viabilidade para implantação de um Hospital Universitário neste campus. Informou que a construção de um Hospital demandaria uma área em torno de 40.000m² e que, além de possibilidade de se implantar dentro da área do Campus Chapecó, também foram ofertados por outros membros da comunidade terrenos em Guatambú e Chapecó, ficando a decisão final do eventual local escolhido a cargo da EBSERH. Neste sentido, expôs que a única área compatível dentro do campus seria onde hoje se localiza a atual entrada da UFFS. Em votação, os conselheiros acataram a localização proposta, caso o hospital venha a ser construído nas dependências do campus. No que se refere ao ponto de pauta 2.3 Serviços em Ponto Facultativo, este foi solicitado pela conselheira Ani Marchesan que ressalta a problemática do cancelamento de serviços nos dias de ponto facultativo, a exemplo de biblioteca, cantina, Restaurante Universitário, entre outros, sugerindo rever as datas de ponto facultativo no calendário acadêmico. Crhis esclareceu, todavia, que o estabelecimento do Ponto Facultativo advém do Governo Federal, podendo ser anunciado por este a qualquer tempo, tendo os servidores público, de modo geral, a prerrogativa de aderir ou não. Após discussões e diálogos, a conselheira Crhis sugeriu como um dos encaminhamentos que a após o envio pela PROGRAD do calendário acadêmico os docentes poderiam dar suas contribuições sobre as datas em questão. Outra sugestão levantada pela Adriana Luzardo é que para o Planejamento de 2026 já preveja eventuais pontos facultativos, comunicando à PROGRAD a posição do Campus Chapecó. Sem novas manifestações, os conselheiros acataram as sugestões propostas. Nada mais havendo a tratar, as dezesseis horas e doze minutos, com a conclusão da pauta, a presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretária(o) da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pela presidente.