SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO NAS TRILHAS DA HISTÓRIA, MEMÓRIA, FORMAÇÃO TERRITORIAL E DA DINÂMICA FUNDIÁRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA
A Diretora do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Instrução Normativa nº 42/PROAD/UFFS/2021, torna pública a abertura de inscrições para seleção de estudantes bolsistas para atuarem junto ao projeto Nas Trilhas da História, Memória, Formação Territorial e da Dinâmica Fundiária do Oeste de Santa Catarina, firmado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).
1 DO OBJETIVO
1.1 Selecionar estudante bolsista para atuação junto ao projeto ?Nas trilhas da história, memória, formação territorial e da dinâmica fundiária do Oeste de Santa Catarina?.
1.1.1 O respectivo projeto possui financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e se destina ao desenvolvimento de ações no Estado de Santa Catarina.
1.1.2 O projeto terá como local de apoio a UFFS Campus Chapecó.
1.1.3. As ações do projeto objetivam estruturar o Centro de Memória Histórico-Territorial da Fronteira Sul, através do tratamento técnico do seu acervo.
2 DO PÚBLICO-ALVO
2.1 O público-alvo deste processo seletivo são estudantes dos cursos de graduação do Campus Chapecó, conforme informações dispostas no item 3, e requisitos para inscrição definidos no item 5.
3 DAS VAGAS, DO VALOR E DA VIGÊNCIA DAS BOLSAS
3.1 Serão ofertadas 04 (quatro) vagas para estudantes, de acordo com a seguinte distribuição:
Função
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Vagas
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Valor da bolsa (R$)
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Período de atuação
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Início
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Bolsista Estudante
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03
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700,00
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05/2025 a 06/2026
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01/05/2025
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3.2 Os bolsistas receberão remuneração, a título de bolsas, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), com estimativa de duração de até 13 meses, iniciando no mês de maio de 2025.
3.3 A carga horária dos bolsistas será de 20 horas semanais, na modalidade Bolsa de Iniciação à Extensão.
3.3.1 As atividades serão desenvolvidas de forma presencial no Centro de Memória Histórico-Territorial da Fronteira Sul, no Campus Chapecó.
3.4 O pagamento das bolsas está condicionado ao cumprimento dos procedimentos exigidos pela Coordenação do Projeto e pela Fundação de Apoio e à disponibilidade orçamentária do projeto.
3.5 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista, ou por solicitação da coordenação do projeto, caso o bolsista não atenda às suas atribuições ou interrompa o vínculo efetivo com a UFFS.
3.6 Conforme o andamento do Projeto, podem ser chamados mais bolsistas classificados na lista de espera, de acordo com a demanda de trabalho e a disponibilidade de recursos.
4 DAS ATRIBUIÇÕES
4.1 São atribuições dos bolsistas:
I. Desenvolver atividades de tratamento arquivístico;
II. Gerenciar materiais (recebimento e distribuição de materiais de expediente e divulgação);
III. Apoiar a coordenação do projeto na gestão administrativa do Centro de Memória Histórico-Territorial da Fronteira Sul;
IV. Executar ações visando a preservação de documentos, como digitalizações;
V. Auxiliar nas atividades de comunicação do Centro de Memória Histórico-Territorial da Fronteira Sul junto às redes sociais e canais institucionais da UFFS;
VI. Executar outras tarefas delegadas pela Coordenação;
5 DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
5.1 Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos:
I. Ser discente de qualquer curso de graduação, com vínculo efetivo com a UFFS;
II. Dispor de 20 horas semanais para atuar nas atividades do projeto, conforme item 4.1;
III. Apresentar carta de intenções junto ao formulário de inscrição - etapa classificatória e eliminatória;
IV. Participar da etapa final de entrevistas (etapa classificatória e eliminatória);
V. Declarar disponibilidade para dedicação ao projeto durante o período definido no item 3.
6 DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 13/03/2025 até às 23h59min de 14/04/2025, através do e-mail: emerson.silva@uffs.edu.br.
6.2 O candidato deverá relatar seu interesse em participar do projeto, por meio de carta de intenções, apresentando, de forma resumida, sua formação acadêmica e trajetória profissional, bem como descrevendo sua experiência com o tema do Projeto e na função pretendida.
6.3. O candidato deverá enviar a Carta de Intenções e Formulário de Inscrição (ANEXO I) para o endereço informado no item 6.1.
6.4 Será aceita apenas uma inscrição por e-mail e candidato.
6.5 Se identificada mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada a última inscrição registrada.
6.6 Inscrições realizadas fora do período definido neste Edital não serão consideradas.
7 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
7.1 A seleção será realizada por meio de:
I. Análise da carta de intenções, para a qual será atribuído peso de 40% na nota final ? etapa classificatória e eliminatória;
II. Entrevista, para a qual será atribuído peso de 60% na nota final - etapa classificatória e eliminatória.
7.2 A avaliação da carta de intenções levará em consideração os seguintes critérios, perfazendo nota final com peso de 40 pontos, conforme discriminado nos itens que seguem:
I. Trajetória acadêmica e profissional - Peso de 15 pontos;
II. Aptidão e experiência para desempenho da função pretendida - Peso de 10 pontos;
III. Atuação em projetos de extensão - Peso de 10 pontos;
IV. Escrita (clareza, objetividade e questões de ortografia e gramática) - Peso de 5 pontos.
7.2.1 A nota final da carta de intenções será obtida a partir da média simples entre as notas dos avaliadores.
7.3 A entrevista levará em consideração os seguintes critérios, perfazendo nota final com peso de 60 pontos, de acordo com o detalhamento dos itens listados a seguir:
I. Contribuições para o projeto (conhecimento, experiências anteriores, grau de interesse e motivação) - Peso de 20 pontos;
II. Experiências anteriores relacionadas ao tema do Projeto e à gestão e participação de projetos similares - Peso de 20 pontos;
III. Desenvoltura (oralidade, formalidade, concisão, argumentação, pontualidade, uso do tempo) - Peso de 20 pontos.
8 DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO
Etapas
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Datas
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Inscrições
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até 14/04/2025
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Homologação das inscrições
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15/04/2025
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Divulgação do resultado da primeira fase e convocação para entrevistas
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17/04/2025
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Entrevistas
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23/04/2025
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Divulgação do Resultado Provisório
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24/04/2025
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Recursos sobre o Resultado Provisório
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28/04/2025
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Divulgação do Resultado Final
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A partir do dia 29/04/2025
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8.1 Os editais de cada etapa do processo seletivo serão publicados na página https://site-antigo-2025.uffs.edu.br/acessofacil/boletim_oficial/editais/campus-chapeco.
9 DA VIGÊNCIA
9.1 A vigência do certame está condicionada à execução do projeto e ao contrato celebrado junto à Fundação de Apoio.
10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 A banca de seleção é composta por três avaliadores designados pela Coordenação do projeto.
10.2 Os esclarecimentos sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos pelo e-mail emerson.silva@uffs.edu.br.
10.3 Os casos omissos são resolvidos pela Coordenação do Projeto.