MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CONSELHO DE CAMPUS - CHAPECÓ


Ata Nº 7 / 2023 - CONSC - CH (10.41.12)

Nº do Protocolo: 23205.016344/2023-34
Chapecó-SC, 07 de Junho de 2023.

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO CONSELHO DE CAMPUS - CHAPECÓ


Aos
três dias do mês de maio de dois mil e vinte e três, às catorze horas e três minutos, no auditório da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizou-se a 4ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidido pelo Diretor do campus Chapecó, prof. Roberto Mauro Dall?Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Diego Boeno (coordenação administrativo); Crhis Netto de Brum (coordenadora acadêmica); James Berto, Guilherme Dal Bianco, Marlon Luis Neves Da Silva, Larissa Hermes Thomas Tombini, Ediovani Antônio Gaboardi, Cristina Otsuchi, Solange Labonia, Divane Marcon e Katia Aparecida Seganfredo, (coordenadores de cursos de graduação); Claudecir dos Santos (coordenadores de curso de pós-graduação); Jean Franco Mendes Calegari, Marco Aurélio Spohn, Noeli Gemelli Reali e Odair Neitzel (representantes docentes); Elise Cristina Eidt, Jonas Goldoni e suplente Dariane Carlesso, Alana Zamoner Valmorbida e Edimar Roque Martello Júnior (representantes TAE?s); Thaís Daniela Santos Machado (representante discente graduação); Gerson Junior Naibo (representante discente pós-graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Alexandre Maurício Matiello e Délcio Marquetti (coordenadores adjunto de graduação); Janice Teresinha Reichert e Marlon Brandt (coordenadores adjunto de pós-graduação); Renilda Vicenzi (representante suplente docente). Justificaram ausência: Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Ari Sothe, Sarah Maciel, Daniela Zanini, Thais Nascimento e Maíara Rossetto (coordenadores de cursos de graduação); Angelo Brião Zanela e Antonio Luiz Miranda (representantes docentes), Thais Campos da Silva e Marcos Paulo Albert de Freitas (representantes discentes graduação); Não participaram e não justificaram ausência: Ani Marchesan, Marcelo Jacó Krug, Flávio Zimmermann, Arturo Fatturi, Pedro Murara e Willian Simões (coordenadores de cursos de pós-graduação); Luciano Pessoa de Almeida e Mateus Velho dos Santos (representante TAE); Stefani Daniele Quadros da Silva e Maria Lúcia Ferreira Toledo (representantes discentes graduação); Walter Parizotto, Locenir de Moura Selivan, Vilmar Roque Pereira e Gessica Rafaela Borba Zanchet (representantes comunidade regional). A sessão teve início com o 1.1 Expediente ? Apreciação da ata da 2ª e 3ª Sessões Ordinárias de 2023: em regime de votação, com 3 abstenções, ambas as atas foram aprovadas. 1.2 Comunicados: o presidente do Conselho parabenizou a nova Coordenadora Acadêmica, Crhis Netto de Brum, e o novo Coordenador do Curso de Agronomia, James Berto, pelo início da participação no Conselho de Campus. Na sequência a representante TAE Dariane solicitou esclarecimentos sobre se há algum tipo de plano diretor de gradeamento ambiental, sugerindo, se for o caso, que alguns cursos do campus possam desenvolver tal plano. O presidente, Roberto Mauro, por sua vez, ponderou que há áreas do campus com recomendação de proteção ambiental, mas que algumas partes não o são. Sobre o plano diretor, repassou que houve tentativa de constituição de equipe de trabalho, citando, entre outros membros, o prof. e Conselheiro Matiello que se fazia presente, informando que reuniões realizadas não avançaram, dadas as dificuldades informadas pelos membros e a complexidade do estudo, o qual foi temporariamente suspenso e, devido à pandemia, ainda não foi retomado; informou que com a resolução do zoneamento aprovada no Consuni poderá ser oportunidade para se definir também questões que envolvem o plano diretor, minimamente destinado as futuras alocações de espaços. Também, respondendo a questionamento sobre a limpeza realizada na área de entrada do campus, informou não ser conhecedor de nenhuma queimada e que será averiguada tal afirmação. O Coordenador Administrativo, conselheiro Diego, acrescentou que houve, sim, uma limpeza em uma área do campus, mas que o processo foi acompanhado pela Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais, retirando-se apenas ervas daninhas para mitigar a proliferação de animais peçonhentos e também contribuindo para ajudar no tocante a segurança e à vigilância do campus. Dariane frisou a importância de existir uma espécie de ?plano ecológico? para o campus, sendo tal ideia corroborada pelo presidente do conselho, e também pelo coordenador de Engenharia Ambiental, professor Marlon. ORDEM DO DIA: a secretaria informou a solicitação de inclusão em pauta, em regime de urgência, dos seguintes pontos: 1) processo de remoção de servidor (processo 23205.011086/2023-08), sob a justificativa de que o processo se encontra apto a análise do conselho, e oportuno considerando a eventual nomeação de novos servidores no intervalo até a próxima sessão do conselho, possibilitando atendimento da demanda; e, 2) escolha e indicação dos membros do Comitê Assessor de Extensão e Cultura (OFÍCIO Nº 1/2023 - ASSPED ? CH), sob a justificativa de que o ponto acabou não sendo incluído na relação de pautas da convocação por um lapso da Secretaria. Não houveram manifestações e, em regime de votação, ambos os temas foram inclusos em pauta. Não houveram outras manifestações e a pauta proposta, com as alterações, foi aprovada. O presidente deu início a apreciação da pauta. Pauta Urgente 1: indicação dos membros do Comitê Assessor de Extensão e Cultura (OFÍCIO Nº 1/2023 - ASSPED ? CH): após a exposição dos postulantes às vagas informados e manifestações dos conselheiros, se decidiu que a Comissão Adjunta de Extensão utilizará para escolha dos nomes os seguintes critérios: 1- Professor com maior número de projetos finalizados e 2- Priorização da área que mais apresenta ações de extensão no campus. A Coordenadora adjunta de Extensão do campus, conselheira Dariane se responsabilizou por providenciar a indicação dos membros segundo os critérios definidos, apresentando os nomes na próxima sessão, havendo prévia autorização do conselho em acatar as indicações segundo os critérios definidos. Na sequência, foi tratada a Pauta Urgente 2: processo de remoção de servidor (processo 23205.011086/2023-08): em deliberação foi comentado sobre o quantitativo de servidores solicitando remoção para a Reitoria e a ligação com a carga-horária em trabalho remoto lá realizada, se constituindo em fator de interesse de boa parte dos servidores. Em regime de votação, foi aprovada a remoção mediante o chamamento de candidato aprovado no último concurso ou contrapartida em vaga de imediato provimento, bem, condicionado a treinamento de 15 (quinze) dias do novo servidor no cargo, antes da liberação do servidor requerente. Adentrando a pauta constante da convocação, foram tratados na ordem, os seguintes pontos: 2.1 ? Indicação de membros para composição da Comissão Eleitoral Local de escolha dos membros do CONSUNI (Ofício circular Nº 3/2023 ? SECOC), foi repassado ao conselho que apenas o segmento discente preencheu às vagas requeridas, não ocorrendo nenhuma manifestação das áreas docente e TAE. Desta maneira, ficou pactuado que será feita nova consulta aos respectivos segmentos, sendo autorizada a publicação ad referendum de resolução com a composição da respectiva comissão. 2.2 ? Indicação de membros para composição da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares ? CPPAD para o mandato 2023/2025 (OFÍCIO Nº 6/2023 ? CPPAD), foi repassado aos conselheiros que não houve inscritos para as vagas. Neste sentido, ficou acordado para fazer novo convite aos servidores e também consulta aos que já estão na comissão para saber se desejam permanecer na mesma e informado ao Conselho de Campus. 2.3 ? Processo de remoção de servidor Técnico-administrativo em educação (23205.009374/2023-94), em regime de votação, foi aprovada a remoção mediante o chamamento de candidato aprovado no último concurso bem como um treinamento de 15 dias do mesmo, antes de liberação do servidor requerente. 2.4 ? Homologação do Relatório Anual de Atividades docentes ? RAA 2022 (Ofício 18-ACAD-UFFS-2023), foi aprovado o Relatório Anual de Atividades dos 208 docentes que entregaram, além de ficar pactuado, com 3 abstenções, a ampliação de prazo de entrega aos 19 docentes que não entregaram o referido relatório. Por fim 2.5 ? Apresentação do relatório final da comissão de estudo de viabilidade para criação e implantação de escola de aplicação no Campus Chapecó, a Profa. Dra. Noeli apresentou relatório da comissão ao Conselho de Campus, pautando aspectos de estrutura, atuação e orçamento, entre outros, o que aponta para uma implementação inicialmente com o ensino médio. O presidente, em acordo com a comissão, informou que o relatório final será repassado aos Conselheiros para análise e conhecimento dos detalhes e o tema voltará a pauta do conselho para decisão e encaminhamentos. As dezesseis horas e dez minutos, com a conclusão da pauta, o presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.




(Assinado digitalmente em 12/06/2023 13:15 )
MARCEL EDUARD ARMANINI
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
SEDOC - CH (10.41.18)
Matrícula: ###269#0
(Assinado digitalmente em 12/06/2023 12:45 )
ROBERTO MAURO DALL AGNOL
DIRETOR DO CAMPUS CHAPECÓ
ACAD - CH (10.41.13)
Matrícula: ###294#4

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